Nossa Escola

Berçário e Grupo I

BERÇÁRIO (1 mês a 1 ano) Grupo I (1 a 2 anos)

O berçário prioriza o acolhimento com muito carinho, atenção e cuidado. A segurança afetiva, no primeiro ano de vida do bebê, é fundamental para o seu processo de desenvolvimento.

São oferecidas oportunidades através de contatos, gestos, sons e cheiros, em um amplo espaço adequado para se movimentar em liberdade e com autonomia. Nesta fase todo movimento é aprendizado, a criança deve descobrir, por conta própria, o ambiente em que está inserida, seu próprio corpo, seus limites e suas capacidades motoras.

Conversar com o bebê é um princípio da abordagem da escola. Ela acontece ao longo das atividades, pois é um modo de incentivar a comunicação e a compreensão da criança, que vai sentir-se mais segura com o vínculo criado.

Educação infantil

Grupo II (2 a 3 anos) Grupo III (3 a 4 anos) Grupo IV (4 a 5 anos) Grupo V (5 a 6 anos)

Na educação infantil, as crianças estão inseridas em um ambiente agradável, acolhedor e lúdico. A brincadeira é uma atividade importante pois a criança desenvolve habilidades motoras e cognitivas enquanto brinca, além de se relacionar com o mundo ao seu redor. O brincar livre proporciona imaginação de forma espontânea partindo da curiosidade infantil e da descoberta.

O vínculo e o afeto são trabalhados por meio do estabelecimento de uma rotina diária compreendida pela criança (alimentação e higiene). São oferecidas oportunidades de participação na ação, gerando confiança mútua, sempre respeitando sua individualidade e sua fase de desenvolvimento. São trabalhados temas como: identidade e individualidade, natureza e sociedade, linguagem oral, escrita, matemática, artes visuais, música e movimento.

Grade de horários

horários flexíveis para as crianças do berçário à educação infantil.

Inglês

As aulas de inglês acontecem duas vezes por semana, para crianças a partir dos 02 anos, dentro do horário curricular em parceria com a Language in life Moema.

A metodologia é baseada em uma abordagem lúdica e personalizada, com muitas brincadeiras, música, atividades de artes e culinária, sempre alinhadas com a proposta educativa da escola.

Alimentação

O cardápio mensal é realizado e supervisionado por uma nutricionista, com uma combinação de diferentes nutrientes, atendendo às necessidades de cada faixa etária. As refeições e lanches são preparados diariamente na cozinha da escola. Durante as refeições promovemos a introdução de novos alimentos, possibilitando que a criança conheça frutas, legumes e vegetais, e que saiba identificar os itens que está manipulando ou experimentando.

Por meio das atividades de horticultura e culinária, as crianças são incentivadas e orientadas para uma alimentação saudável. Aprendem desde cedo sobre o cuidado com a natureza, participando do processo de cultivo dos vegetais, realizando sua colheita e utilizando-os no preparo de diversas receitas.

Educação como propósito transformador

Desde 2005, a Escola de Educação Infantil Arte e Magia se dedica ao desenvolvimento e aprendizado das crianças na primeira infância. Foi idealizada como um lugar lúdico, seguro, de desenvolvimento, aprendizado e socialização, sempre respeitando todas as necessidades de cada faixa etária, de 0 a 5 anos.

A proposta educativa é baseada na abordagem Pikler, que tem como princípio a relação entre família, educadora e bebê. Preza por atividades que possibilitam a autonomia, incentivando o movimento livre e o brincar como forma de aprendizado, sempre respeitando o tempo da criança como modo de criação de vínculo e afeto.

As atividades didáticas são apoiadas pelo material do Mackenzie Educacional, um sistema de ensino que cultiva princípios como o amor ao próximo, a importância e o valor da família e das amizades, cuidado com o corpo e o mundo, a valorização da natureza e respeito às diferenças.

Parceiros educacionais

Precisando de ajuda?